“Chamados” é uma das quatro prioridades delineadas no plano estratégico de longo prazo do Sínodo Christ through us (juntamente com “Cultura”, “Congregações” e “Comissão”).
Para que nosso sínodo cumpra fielmente sua missão, precisamos de um número adequado de pastores, professores e ministros leigos bem formados, capazes de ensinar e proclamar a Palavra de Deus em nossas congregações, escolas e campos missionários. Essa necessidade tornou-se ainda mais urgente nos últimos anos, pois estamos enfrentando uma escassez significativa de obreiros chamados disponíveis para servir.
Portanto, não surpreende que “Chamados” tenha sido identificado como uma das prioridades de nosso sínodo enquanto planejamos o futuro.
A prioridade “Chamados” possui cinco componentes principais. Com a ajuda de Deus, iremos:
-
Expandir as vias de acesso ao ministério. O Martin Luther College (New Ulm, Minnesota) e o Wisconsin Lutheran Seminary (Mequon, Wisconsin) examinarão como podemos oferecer novas formas para que futuros pastores, professores e ministros leigos ingressem no ministério. Algumas dessas iniciativas já estão em prática. No Martin Luther College, estamos tentando recrutar membros da WELS que atuam em escolas públicas. Essas pessoas já possuem diploma em educação; o MLC fornece a formação necessária para obter a certificação ministerial na WELS. Outros membros da WELS podem ter formação em outras áreas. Desenvolveremos meios de oferecer-lhes as competências pedagógicas necessárias para ensinar, juntamente com a instrução exigida para obter certificação ministerial.
-
Empreender esforços inovadores de recrutamento. Buscaremos maneiras de aperfeiçoar e ampliar nossas iniciativas de recrutamento de estudantes tradicionais para ingresso no Martin Luther College. Esses esforços provavelmente expandirão a prática atual de recrutadores escolares que visitam estudantes do ensino médio, passando a envolver mais diretamente os obreiros chamados e as congregações na ampliação das estratégias de recrutamento.
-
Assegurar a estabilidade da educação ministerial. Procuraremos maneiras de garantir que nossas instituições sinodais permaneçam financeiramente estáveis e envolveremos nossos membros no trabalho para alcançar esse objetivo.
-
Estabelecer uma estratégia sustentável para o desenvolvimento de obreiros chamados. Avaliaremos como empregar da melhor maneira possível os obreiros que já temos, exercendo boa administração no modo e nos locais em que são designados.
-
Apoiar o bem-estar dos obreiros chamados. Manter obreiros chamados espiritualmente e fisicamente saudáveis assegura que possam lidar com os desafios e pressões do ministério, reduzindo, assim, o número de renúncias. Buscaremos meios de ajudar as congregações a oferecer o melhor apoio e encorajamento possível.
É claro que podemos fazer planos. Mas, ao final, somente com a bênção de Deus esses planos darão fruto.

0 Comentários